Santa Teresinha do Menino Jesus: História, Devoção e Orações

Conheça a emocionante e linda história de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, a "Santa das Rosas". Aprenda orações poderosas, conheça sua espiritualidade e como pedir sua intercessão com fé e amor.

SANTOS

Santa Teresinha do Menino Jesus: A Pequena Flor de Deus

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, também conhecida como "A Pequena Flor", é uma das santas mais queridas da Igreja Católica e a Padroeira das Missões. Sua vida curta, mas intensamente dedicada ao amor a Deus e à simplicidade, marcou profundamente a espiritualidade cristã.

Quem foi Santa Teresinha?

Marie Françoise Thérèse Martin nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, França em uma família com condições financeiras excelentes, porém muito tementes a Deus.

Filha do casal Louis Martim e Zélia Guérin, também canonizados pela Santa Igreja Católica, que além de Teresinha, a mais nova, tiveram 8 filhos antes da caçula Teresinha, destes, 4 morreram com pouca idade, sendo que as outras 5 filhas do casal, Marie (1860-1940), Pauline (1861-1951), Leonie (1863-1941) e Céline (1869-1959), também se tornaram religiosas, recebendo os nomes religiosos, Irmã Maria do Sagrado Coração, Madre Inês de Jesus, Irmã Françoise-Thérèse e Irmã Geneviève de la Sainte Face, respectivamente.

Teresinha perdeu sua mãe, Zélia, para um câncer, quando tinha apenas 4 anos de idade, em 28 de agosto de 1877.

"Santa Zélia descreve em seus escritos que Teresinha era uma criança alegre e carinhosa."

A Novena das Rosas

Uma das devoções mais populares ligadas à Santa Teresinha é a Novena das Rosas. Ela prometeu que, após sua morte, faria cair "uma chuva de rosas", sinalizando graças alcançadas.

Confira tudo sobre a Novena das Rosas aqui.

Orações a Santa Teresinha

"Ó, Santa Teresinha do Menino Jesus, modelo de humildade, de confiança e de amor! Do alto dos céus, despeje sobre nós estas rosas que levas em teus braços: a rosa da humildade para que vençamos nosso orgulho e aceitemos o jugo do Evangelho; a rosa da confiança para que nos abandonemos à vontade de Deus e descansemos em Sua Misericórdia; a rosa do amor para que, abrindo nossas almas sem medida à graça, realizemos o único fim para o qual Deus nos criou à sua imagem : Amar- Lhe e fazer- Lhe amar. Tu que passas teu Céu fazendo o bem na terra, ajuda-me nesta necessidade e concede-me do Senhor o que te peço, se for para glória de Deus e para o bem de minha alma. Amém."

Santa Teresinha, rogai por nós!

Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria.

Oração de Santa Teresinha

"Ó meu Deus, ofereço-Te todas as minhas ações deste dia pelas intenções e pela glória do Sagrado Coração de Jesus.

Desejo santificar cada batida do meu coração, cada pensamento, as minhas obras mais simples, unindo-as aos seus méritos infinitos; e quero reparar os meus pecados, lançando-os na fornalha do seu amor misericordioso.

Ó meu Deus, peço-Te para mim e para aqueles que me são caros, a graça de cumprir perfeitamente a Tua Santa Vontade, de aceitar por amor de Ti as alegrias e as penas desta vida passageira, para que possamos um dia estar unidos no Céu por toda a eternidade.

Amém."

Dia de Santa Teresinha

A festa litúrgica de Santa Teresinha é celebrada em 1º de outubro. Em todo o mundo, igrejas realizam missas e novenas em sua honra, e muitos fiéis testemunham graças alcançadas por sua intercessão.

Milagres e Canonização

Inúmeros milagres são atribuídos a poderosa interseção de Santa Teresinha do Menino Jesus, mas dois deles foram escolhidos no processo de sua beatificação, iniciada em 09 de junho de 1914, a Comissão para a Introdução da Causa foi confiada ao diligente Postulador Geral da Ordem dos Carmelitas Descalços, Reverendíssimo Padre Rodrigue de Saint-François de Paule.

O primeiro milagre proposto foi realizado em 1906, referente a cura do jovem seminarista Charles Anne, com 23 anos de idade, contraiu tuberculose e foi diagnosticado por dois médicos como em estado gravíssimo e o condenaram, sendo que, diante do seu diagnóstico, rezou duas novenas com a intercessão da Irmã Teresinha do Menino Jesus, onde nos primeiros dias da segunda novena foi totalmente curado, sendo examinado por três médicos distintos que concluíram estar totalmente curado de sua doença, que na época não possuía tratamento.

O segundo milagre, foi referente à Irmã Louise de Saint-Germain, da Congregação das Filhas da Cruz, que sofria de uma grava úlcera hemorrágica no estômago, e após pedir para Deus sua cura, por intercessão da então Venerável Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, em setembro de 1916, foi completamente curada de sua doença, sendo reconhecido unanimemente por três médicos que deram seus pareceres.

Teresa foi beatificada pelo Papa Pio XI em 29 de abril de 1923.

Apenas dois anos após sua Beatificação, inicia-se o processo para sua canonização, onde dois outros milagres foram analisados para comprovarem a intercessão da santa junto a Deus, afirmando que ela está junto ao Pai na Glória Eterna e cumprindo com sua promessa "Quero passar meu céu fazendo o bem na terra" .

Os dois milagres da Canonização de Santa Teresinha do Menino Jesus ocorreram em 1923, a cura da irmã Gabrielle Trimusi, das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria de Parma, que sofria de artrite no joelho e lesões tuberculosas nas vértebras, e a de Maria Pellemans, sofrendo de tuberculose pulmonar e que se espalhou para o intestino, curada no túmulo de Santa Teresinha.

A canonização de Santa Terezinha do Menino Jesus ocorreu em 17 de maio de 1925, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa Pio XI, apenas 28 anos após sua morte, na presença de mais de 5.000 (cinco mil) pessoas.

A História de uma Alma

A grande autobiografia de Santa Teresinha do menino jesus e da Sagrada Face, publicada com o título "A História de uma Alma", é um conjunto de 3 (três) manuscritos que Santa Teresinha escreveu durante sua vida, conhecidos como Manuscrito A, B e C, onde cada um deles é baseado em um período de seu vida.

Basicamente o Manuscrito A relata como foi sua vida familiar e as memórias de sua infância, o Manuscrito B é conhecido como "A Pequena Via", onde Santa Teresinha descreve seu caminho de santidade com a intimidade que tinha com Deus, onde a santa, que pensava não poder fazer coisas grandiosas, ela oferecia um grande amor a Deus nas pequenas coisas do dia a dia. Por fim, o Manuscrito C conta a vida religiosa da santa.

Essa grande obra de Santa Teresinha do Menino Jesus está disponível em diversos idiomas. Vale muito a pena ler!

Outras obras de Santa Teresinha

Durante sua vida, santa Teresinha do Menino Jesus escreveu diversas cartas, poemas, bilhetes e diários, e essas obras foram reunidas minuciosamente por monges durante mais de 40 anos, as quais podem serem lidas em "As Obras Completas de Santa Teresinha do Menino Jesus".

Conclusão

Santa Teresinha do Menino Jesus continua tocando corações com sua mensagem de confiança e amor. Sua vida é um convite à simplicidade, à confiança absoluta em Deus e ao amor que se revela nos pequenos gestos.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós.

Foto de Santa Teresinha com 8 anos - retirada do site santuariosantaterezinha.com.br
Foto de Santa Teresinha com 8 anos - retirada do site santuariosantaterezinha.com.br

Aos 6 anos, durante a catequese para sua primeira comunhão, Teresinha se encantou pela figura do Menino Jesus, a partir de então esse amor só cresceu em seu coração e sentia um profundo desejo de seguir a Deus.

Após a perda da mãe, Teresa se entristeceu e chorava muito, até que, aos 10 anos, quando acometida de uma doença misteriosa (naquela época) que a deixava imóvel na cama, foi milagrosamente curada após ter uma experiência durante uma novena a Bem-Aventurada Virgem Maria que lhe apareceu sorridente e uma alegria imensa tomou conta de seu coração e todas as suas penas foram entregues a Mãe de Deus, conforme relatado no livro História de uma Alma:

Com sua vontade de seguir a Deus e vendo suas irmãs ingressarem na vida religiosa, aos 15 anos, com uma permissão concedida pelo Papa Leão XIII, ingressou no Carmelo de Lisieux, onde viveu até sua morte.

Santa Teresinha tinha o grande desejo de ser missionária e anunciar o Evangelho no mundo, mas devido sua impossibilidade de sair em missão, entendeu que deveria permanecer no Carmelo e rezar pelas missões da igreja e apesar de nunca sair do convento, tornou-se padroeira das missões, porque oferecia todos os gestos e sacrifícios de sua vida e orações por todos os missionários e pela evangelização no mundo, pela salvação das almas e intenções da Igreja.

Seguiu com muita devoção o caminho da perfeição, escrito por Santa Tereza D'Ávila, mas com sua espiritualidade simples e confiante, desenvolveu o que chamou de "pequeno via" ou "pequeno caminho", ensinando que é possível alcançar a santidade através das pequenas ações do dia a dia, feitas com grande amor e caridade, pois ela acreditava que não era capaz de seguir grandes santos, como a própria Santa Teresa d'Ávila e São João da Cruz, portanto se via como "pequena".

Em 1896 teve os primeiros sintomas de tuberculose e após muito sofrimento encontrou a paz, morrendo serenamente em 30 de setembro de 1897, aos 24 anos de idade, sendo sepultada no próprio Carmelo de Lisieux.

Foi canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI e proclamada Doutora da Igreja por São João Paulo II, título dado as pessoas cujo ensinamento são de grande importância.

Carta de Convite para o Casamento de Irmã Teresa do Menino Jesus da Sagrada Face

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face tinha uma devoção e um amor tão grande por Jesus, uma vontade imensa em se consagrar a Ele, que escreveu uma linda carta convite, registrada como LT 118 nas correspondências da santa, inspirada pelo casamento de sua prima Jeanne Guérin:

"O Deus Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra, Soberano Dominador do Mundo, e a Gloriosa Virgem Maria, Rainha e Princesa da Corte Celestial, rebaixam-se para vos anunciar o casamento de seu filho Jesus, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores , com Mademoiselle Thérèse Martin agora senhora e princesa dos reinos trazida em dote por seu marido, a saber: A infância de Jesus e sua Paixão, sendo seus títulos de nobreza do Menino Jesus e da Sagrada Face.
Monsieur Louis Martin, proprietário e mestre dos Senhorios do Sofrimento e da Humilhação, e Madame Martin, princesa e dama de companhia da corte celestial, gostariam de informar sobre o casamento de sua filha Teresa com Jesus, o Verbo de Deus, segunda pessoa da Santíssima Trindade que, por obra do Espírito Santo, tornando-se homem, nasceu da Virgem Maria.
Não tendo podido convidá-lo para assistir à bênção nupcial que lhes foi dada no Monte Carmelo (só se admite a corte celeste), pede-se-lhe, no entanto, que vá ao casamento de regresso que terá lugar amanhã, dia da 'Eternidade , ao qual Jesus, filho de Deus, virá nas nuvens do céu para julgar os vivos e os mortos (sendo ainda incerta a hora, convidamo-vos a ficar de prontidão e vigiar)."

Devoção à Sagrada Face

Um dos pilares da espiritualidade de Santa Teresinha foi sua intensa devoção à Sagrada Face de Jesus. Essa entrega nasceu da contemplação da face de Cristo marcado pelos sofrimentos da Paixão. Para Santa Teresinha, o semblante ferido do Salvador expressava um amor profundo, silencioso e completamente doado à humanidade.

Essa expressão de entrega total, discreta, sem desejo de reconhecimento, ressoava profundamente em sua própria vocação espiritual: viver oculta em Deus, com humildade e simplicidade.

Ao ingressar no Carmelo, Teresinha adotou o nome completo de “Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face”, revelando o quanto essa devoção fazia parte de sua identidade espiritual. Ela via na Face de Cristo um apelo à união com o sofrimento redentor de Jesus, oferecendo sua vida como um gesto de amor silencioso, como uma flor que se entrega aos pés do Senhor, sem esperar por recompensas terrenas.

Foto de Santa Teresinha - retirada do site saosebastiaofabriciano.com.br
Foto de Santa Teresinha - retirada do site saosebastiaofabriciano.com.br

"Dia 13 de maio de 1883, festa de Pentecostes. Do leito, virei meu olhar para a imagem de Nossa Senhora, e, de repente, a Santíssima Virgem apareceu-me bonita, tão bonita que nunca vira algo semelhante. Seu rosto exalava uma bondade e uma ternura inefáveis, mas o que calou fundo em minha alma foi o ‘sorriso encantador da Santíssima Virgem’. Todas as minhas penas se foram naquele momento, duas grossas lágrimas jorraram das minhas pálpebras e rolaram pelo meu rosto. Eram lágrimas de pura alegria… Ah! pensei, a Santíssima Virgem sorriu para mim, estou feliz… (…) Fora por causa dela, das suas intensas orações, que eu tivera a graça do sorriso da Rainha dos Céu…" .

Santa Teresinha chamou a aquela imagem de Nossa Senhora do Sorriso e propagou essa devoção em sua família e depois no Carmelo.

Aos 13 anos, na noite de Natal de 1883, Teresinha teve uma experiência com o Jesus que foi um salto para seu crescimento de santidade, vendo-O como um Menino, um Deus que se fez frágil como nós, como doador de uma total conversão e com deu um grande passo em sua vida espiritual, sendo que essa experiência foi tão importante que adotou o nome de Teresinha do Menino Jesus.

Aproveite para adquirir produtos para conhecer mais sobre Santa Teresinha

Para nos ajudar a crescer e continuar entregando um site de qualidade, compre produtos nos links de nosso programa de afiliados Amazon e Mercado Livre.

Obras Completas de Santa Teresinha do Menino Jesus: Edição Crítica - Imagem ilustrativa
Obras Completas de Santa Teresinha do Menino Jesus: Edição Crítica - Imagem ilustrativa

Obras Completas

Link de afiliados AmazonLink de afiliados Amazon
Link de afiliados Mercado LivreLink de afiliados Mercado Livre

A História de uma Alma

História de uma alma - Imagem ilustrativa
História de uma alma - Imagem ilustrativa
Link de afiliados AmazonLink de afiliados Amazon
Link de afiliados Mercado LivreLink de afiliados Mercado Livre

Navegue pelo nosso site