O Sinal da Cruz e o Persignar-se: Significado e Como Fazer Corretamente Segundo a Igreja Católica

Descubra o significado do Sinal da Cruz e do Persignar-se na fé da Santa Igreja Católica. Aprenda como realizar esse gesto sagrado conforme a tradição da Igreja.

ESTUDO

O Sinal da Cruz e o Persignar-se: Entenda o Significado e Como Fazer Corretamente

O Cristão começa seu dia, suas orações e suas ações com o sinal-da-cruz, "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém". O batizado dedica a jornada à glória de Deus e invocar a graça do Salvador, que lhe possibilita agir no Espírito com o Filho do Pai. O sinal-da-cruz nos fortifica nas tentações e nas dificuldades. (CIC 2157)

Acredita-se que o sinal da Cruz surgiu da tradição apostólica, ou seja, os apóstolos já faziam o sinal da cruz conforme uma tradição. O Sinal da Cruz é um Sacramental, tanto em sua forma reduzida quando na sua forma mais ampla, portanto não é um ato supersticioso, e nem deve seve ser, mas é um ato de entrega de nossa vida à Cruz Salvadora de Cristo.

Fundamento bíblico

No livro de Ezequiel (9,4) o profeta tem uma visão, onde Ezequiel ouve Deus dizer a um anjo: "passa no meio da cidade, no meio de Jerusalém e marca com um tao ("T" - sinal da cruz) na testa dos homens que gemem por tantas abominações que nela praticam"

Como é feito o Sinal da Cruz?

O sinal da cruz é feito com a mão direita, com a palma voltada para si e com todos os dedos juntos e estendidos (segundo a legislação litúrgica), tocando com a ponta dos dedos a fronte (testa), o peito, o ombro esquerdo e o ombro direito, pronunciando as palavras:

"Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém."

O Que é o Persignar-se?

O persignar-se é um gesto complementar ao sinal da cruz, tem sua tradição dos países luso-hispânico e consiste em fazer 3 (três) pequenos sinais da cruz com o polegar direito na testa, boca e peito antes do grande sinal da cruz:

Pelo sinal († na testa) da santa cruz,
livrai-nos, Deus
(† na boca) Nosso Senhor,
dos nossos
(† no peito) inimigos.

Esse pequeno ritual prepara espiritualmente o católico para a oração, abrindo a mente para entender a palavra de Deus, a boca para proclamá-la e o coração para segui-la.

A Tradição na Liturgia

O sinal da cruz é usado na liturgia, na bênção dos fiéis, na celebração da Eucaristia e em sacramentos como o Batismo, a Confirmação e a Unção dos Enfermos.

Conclusão

O sinal da cruz e o persignar-se são Sacramentais que é uma verdadeira entrega de nossa vida e Cruz salvadora de Nosso Senhor Jesus Cristo, lembrando que o segundo mandamento proíbe o juramento falso, portanto faça o sinal da cruz com devoção.

Navegue pelo nosso site