Terço da Misericórdia: História, Origem e Como Rezar Esta Devoção Poderosa

Descubra a origem do Terço da Misericórdia revelado por Jesus a Santa Faustina, seu significado espiritual e aprenda passo a passo como rezá-lo segundo a tradição da Santa Igreja Católica.

ORAÇÕES

O Terço da Divina Misericórdia

O Terço da Misericórdia é uma poderosa devoção da Santa Igreja Católica, revelada por Jesus Cristo à Santa Faustina Kowalska, em 1935, uma jovem freira da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia em Vilna, Lituânia.

Essa oração é voltada à Divina Misericórdia, e tem como foco o amor infinito de Deus por toda a humanidade, especialmente pelos pecadores e pelos que sofrem.

Jesus pediu para rezássemos o Terço da Divina Misericórdia diariamente, principalmente às 15h, hora da sua morte na cruz, conhecida como a Hora da Misericórdia.

O Terço da Misericórdia é uma oração poderosa para alcançar graças, paz interior, conversão, e pedir a misericórdia de Deus em momentos de sofrimento, enfermidade ou desespero.

Origem e História

Santa Faustina, religiosa polonesa e mística, recebeu diversas revelações de Jesus, que a incumbiu da missão de espalhar a mensagem da Misericórdia Divina.

Em uma das suas visões, na noite de 22 de fevereiro de 1931, enquanto estava em sua cela (quarto da freira no mosteiro), Santa Faustina viu Nosso Senhor vestido de branco, tendo uma das mãos erguida para abençoar, enquanto a outra tocava-Lhe a túnica sobre o peito. Da túnica entreaberta sobre o peito saiam dois grandes raios, um vermelho e o outro pálido. Logo depois, Jesus disse a santa: "Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós. Desejo que essa Imagem seja venerada primeiramente na vossa capela e depois no mundo inteiro." (nº 47 do diário de Santa Faustina), prometendo que "a alma que venerar essa Imagem não perecerá. Prometo também, já aqui na terra, a vitória sobre os inimigos, e especialmente na hora da morte. Eu mesmo a defenderei como Minha própria glória." (Diário nº 48 )

Em 13 de setembro de 1935, em sua cela, santa Faustina viu o anjo executor da ira de Deus que tinha a missão atingir a terra com relâmpagos e trovões e com a força da graça de Jesus que reside a alma da santa, ela começou a suplicar a Deus pelo mundo com palavras ouvidas interiormente, vendo a impossibilidade do anjo em poder executar aquele justo castigo, merecido por causa dos pecados. As palavras que santa Faustina suplicava a Deus eram as seguintes: "Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro; pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós". (Diário nº 475 )

Como Rezar o Terço da Divina Misericórdia

Use um rosário e siga o passo a passo abaixo:

1. Sinal da Cruz

2. Pai Nosso

3. Ave Maria

4. Credo (Creio)

5. Nas contas do Pai Nosso, diga:

"Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso Diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo,
em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.
"

6. Nas contas da Ave Maria, repita:

"Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro."

7. Após as cinco dezenas, repita 3 vezes:

"Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro."

8. Finalize com:

Ó Sangue e Água que jorraste do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em V

Imagem da Divina Misericórdia
Imagem da Divina Misericórdia

Deus disse a santa para recitar, por meio do terço do rosário, da seguinte maneira: Primeiro dirás o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Creio. Depois, nas contas do Pai-Nosso, dirás as seguintes palavras: "Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro". Nas contas da Ave-Maria rezarás as seguinte palavras: "Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro". No fim, rezarás três vezes estas palavras: "Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro". (Diário nº 476)

A divulgação do Terço da Divina Misericórdia

Santa Faustina tinha um confessor, Padre Miguel Sopoćko, o qual, com muita prudência e zelo orientava Santa Faustina e sempre procurou aprovação do culto da Divina Misericórdia, já que as visões de Santa Faustina ainda não eram reconhecidas pela Igreja.

Ele foi responsável por encontrar o pintor que reproduziu a imagem com os detalhes que Santa Faustina lhe dizia e também foi quem imprimiu as primeiras imagens de Jesus Misericordioso para serem distribuídas, assim como também foi responsável pela publicação da Novena e do Terno da Divina Misericórdia, em 1936.

O Beato Miguel Sopoćko dedicou sua vida, com muita obediência e confiança na Misericórdia Divina, para divulgar nos quatro cantos do mundo essa grande devoção.

Festa da Divina Misericórdia

A Festa da Divina Misericórdia, que acontece no 2º Domingo de Páscoa, foi introduzida em 1985 na Arquidiocese de Cracóvia, pelo Cardeal Franciszek Macharski, e logo várias dioceses Polonesas já estavam comemorando a data.

Em 1995, o Santo Padre João Paulo II introduziu a festa em todas as dioceses da Polônia e no dia da canonização de Santa Faustina, em 30 de abril de 2000, o Santo Padre proclamou a Festa da Divina Misericórdia para toda a Igreja.

Em seu diário (nº 299), Santa Faustina escreve que durante a oração ouviu Jesus dizendo: "Desejo que o primeiro domingo depois da Páscoa seja a Festa da Misericórdia." e novamente (nº 699) diz: "Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Nesse dia estão abertas as entranhas da Minha misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas. Nesse dia estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças."

Portanto, no dia da Festa da Divina Misericórdia, quem se confessar e comungar receberá indulgência plenária (que é a remissão de todas as penas temporais devidas pelos pecados cometidos).

Para se preparar para a Festa da Divina Misericórdia, deve-se fazer uma novena, que consiste em rezar o Terço da Divina Misericórdia por nove dias, começando na Sexta-feira Santa.

Conclusão

A devoção ao Terço da Misericórdia é um chamado do próprio Cristo para que confiemos plenamente em Sua misericórdia. Ele nos oferece uma fonte inesgotável de amor e perdão, acessível por meio da oração simples, mas profunda.

Aproveite para adquirir produtos para conhecer mais sobre Santa Teresinha

Para nos ajudar a crescer e continuar entregando um site de qualidade, compre produtos nos links de nosso programa de afiliados Amazon e Mercado Livre.

Diário de Santa Faustina

Diário de Santa Faustina - Capa Dura - Imagem ilustrativa
Diário de Santa Faustina - Capa Dura - Imagem ilustrativa
Link de Afiliados - AmazonLink de Afiliados - Amazon
Link de Afiliados - Mercado LivreLink de Afiliados - Mercado Livre

Navegue pelo nosso site